"Cada um no seu quadrado!" (edição especial - "Cometas são assim")

Para realizar uma viagem, meios de transporte não nos faltam. Avião, carro, navio, entre outros. Todos nos levarão ao mesmo destino, uns com mais conforto, outros com maior velocidade, mas a meta é a mesma.
Religião pra mim é isso, um meio, algo que nos acompanha durante a busca da felicidade. Objetivo comum a todas as religiões.
Em alguns casos, a felicidade é substituída por outros nomes, pessoas, santos, imagens; porém, o sentido continua sendo a tal felicidade plena. Utopia em minha opinião.
Essa variação de modo, de busca, de compreensão de felicidade, de escolha de um caminho, se dá muito mais por aspectos culturais do que muitas vezes pela própria fé.
Perguntaram-me esta semana o porquê de a maioria das pessoas –muitas vezes adeptas das mais fervorosas religiões – embora não atinjam o objetivo da felicidade, ainda assim outras continuem buscando o mesmo caminho. Respondi dizendo acreditar que grande parte dessa felicidade almejada, deve estar justamente na própria busca. Tornar essa busca prazerosa, confortável, traz sentido, carinho, companhias a uma cruzada solitária.
O que resta disso tudo é o que já sabemos como um ideal. Respeitar o transporte dos outros – sem deboche, mesmo porque o seu pode ser um fusquinha na visão do outro -, entender que brigar pela afirmação do melhor caminho só nos faz perder tempo e combustível.
O legal mesmo é ficar “cada um no seu quadrado”, curtir a sua viagem como bem entender e se nossos transportes não falharem no meio do caminho, nos encontraremos no “Terminal” chamado Felicidade.

Cometas são assim.

Cometas são assim, raros e passam rápido. Há quem faça pedidos, – muito mais para criar uma relação de expectativa do que pela crença de que o desejo será realizado de fato – há quem fale de previsões catastróficas ou de mudanças milagrosas; porém não há quem não se encante. É impossível que um cometa possa passar despercebido com toda aquela luz, parecendo mágica, um brilho que por um instante – breve instante - nos enche de alegria e nos aproxima de algo muito mais grandioso do que nossa compreensão é capaz sintetizar.
Cometas são assim, raros e passam rápido, talvez por isso mesmo que sejam tão inesquecíveis.

Sandro Braga.

Homenagem à Mariana Reis.

0 comentários: