Errando o Troco

Eis uma coisa grave: Errar o troco!
Se erramos pra mais, a firma "quebra". Se for pra menos, o cliente reclama.
O problema é que a moeda é sempre a mesma.
Existe uma empresa que torna isso mais grave do que parece. Essa empresa precisa ser administrada como todas as outras, tem seus custos, seus objetivos, seus direitos assegurados por uma cultura e seus deveres acordados no inicio do contrato.
Essa empresa se chama "relacionamento".
Erramos sim. Somos humanos e esses erros fazem parte de nós.
O problema está exatamente no troco. Erramos porque não entendemos que no relacionamento cada ação não tem apenas uma simples reação. Ela é interpretada, tem uma peso - diferente pra cada um dos "sócios" -, uma sensação, uma imagem guardada e um sentimento eternizado nesse troco inesquecível.
Ao errarmos o troco, estamos despertando e provocando possíveis injustas reações que ainda que não sejam tão reais e nem tão coerentes, farão falta e darão diferença no fechamento do dia.
A vantagem dessa "empresa" é que podemos usar outras moedas para o troco. Ela permite até que voce não o dê. E acreditem, alguns clientes ficarão satisfeitos - pelo menos por um periodo - se você não der.
O sergredo parece estar na moeda. Não precisamos agir como no comercio convencional. Mesmo porque esta empresa nem de longe será convencional.
Usar outra moeda. Não dar o troco, cancelar o contrato e continuar com a dignidade de uma sociedade isenta de qualquer divida externa.
Acho que é por ai!

Sandro Braga.

0 comentários: