Pensar e Sentir

A frase famosa que diz: “penso, logo existo”, tornou-se vaga, sem graça, sem sentido. Totalmente ultrapassada.
Também pudera, esse pensamento foi colocado há tanto tempo. Um tempo onde se bastava uma gruta, alguns panos ao redor do corpo e palavras estranhas, sem sentido e confusas. Pronto, se tinha uma boa historia.
Hoje, pra quem – assim como eu – quer algo mais, é necessário um complemento nesse pensamento.
Em minha opinião, com todo respeito ao filosofo René Descartes – afinal quem sou eu para contrariar tamanha sabedoria histórica -, a vida é muito prazerosa e não pode ser tão resumida a só isso.
Quero muito mais do que o simples existir, preciso muito mais do que ato de pensar. Eu quero ser feliz, e para isso não me basta esse pensamento de contentamento com o existir. Muitas coisas e pessoas vagam, passam, existem… Poucas vivem.
É preciso sentir também. Sentir para viver… isso sim!
Imagine passar a vida sem sentimentos, sem sensações, sem as experiências que se somam a cada dia e que fazem de uma historia de vida algo interessante, encantador e único para cada um de nos.
Como sempre e de costume, prefiro os sentimentos.
Farei assim:
Deixarei a eternidade do pensamento para o filosofo, e continuarei mantendo o habito de pensar para logo, existir. Como ele imaginou.
Mas como ideal próprio, permito-me imaginar um complemento.
“Penso logo existo… Sinto, logo vivo!”
Esta feito… papo encerrado!!!

Sandro Braga.

0 comentários: