A Volta do Malandro

“Eis o malandro na praça outra vez, caminhando na ponta dos pés, como quem pisa nos corações...”
É galera, ele – “o malandro” – está de volta. Mas dessa vez ele não veio na ponta dos pés, mas pelo andar da carruagem pisará novamente – com o nosso consentimento – em nossos corações.
Nesta semana, recebemos a grande noticia do novo presidente da comissão de infra-estrutura do senado. Eu jurava que depois da noticia ia entrar aquele rapaz alegre dizendo: “Pegadinha!!!” Fiquei procurando, tentando achar as câmeras escondidas, esperando alguém chegar para dizer a verdade, ou ainda alguem que dissesse que era tudo uma grande brincadeira. Esperei, esperei e nada.
Na Quinta -feira, dentro de sala de aula, fui pego de surpresa ao comentar sobre o acontecimento da semana relembrando – sem sucesso - a história do "impeachment" com os meus alunos. Surpresa dupla na verdade.
A primeira triste surpresa, foi saber que de fato estou mesmo ficando velho. Eu fui um “cara pintada”, ainda criança fui as ruas e gritava: “fora...fora...”, e achava fantástica, difícil e interessante aquela nova palavra – ainda que não soubesse exatamente o que ela significava – que era repetida constantemente na TV e nos outros seguimentos de informação.
A segunda grande surpresa – tão triste quanto à primeira - foi saber que a maioria dos alunos – entre 16 e 18 anos de idade – não conheciam o “dito cujo”, nem sequer a história, menos ainda o que quer dizer impeachment.
Pára tudo. Vamos calcular que o caso é grave.
O “lance” aconteceu entre 1990 e 1992 – a 19 anos -, a maioria dos eleitores são adolescentes, com 16 anos já se pode voltar, nosso regimento entende que nesta idade já se tem responsabilidade para decidir o “futuro do país”, porém, eles não tem responsabilidade para responder pelos seus erros, para guiar um veiculo. (?)
Vamos continuar a conta. Se são eles que votam, que decidem, e que não conhecem a história. O “barão da ralé” foi malandro novamente. Deixou balançar a maré, a poeira assentar no chão e quando a praça virou um salão... Olha ele ai novamente!
É isso ai amigos. Viva o desconhecimento!!!
Continuem “odiando política”, fugindo do assunto, achando tudo isso “muito chato”, sem graça e desinteressante. No final, nós, juntos, veremos onde iremos chegar - NOVAMENTE -. Nas mãos do “malandro”.

Sandro Braga.

A Volta do Malandro
Chico Buarque

Composição: Chico Buarque 1985

Eis o malandro na praça outra vez
Caminhando na ponta dos pés
Como quem pisa nos corações
Que rolaram nos cabarés

Entre deusas e bofetões
Entre dados e coronéis
Entre parangolés e patrões
O malandro anda assim de viés

Deixa balançar a maré
E a poeira assentar no chão
Deixa a praça virar um salão
Que o malandro é o barão da ralé

2 comentários:

carolina medeiros disse...

É temos que abrir os olhos daqueles que nao querem enxergar.Cada vez mais é necessario que se tenha uma noçao de politica e o que acontece é o inverso.O Malandro esta de volta e com grande chance de ficar, e o seu texto(maravilhoso)é a chance de abrir os olhos das pessoas para que elas façam aquilo que é necessario.

parabens!
e obrigada por compartilhar seus ricos pensamentos

paulosergiopinheiro disse...

Caro Professor Sandro.

O tempo passou muito rápido que as pessoas não dão conta do perigo que correm em tão pouco tempo. É o tempo passou e as pessoas não lembram mais desse fato, mais eu ainda posso me lembrar das pessoas gritando bravamente "Fora Fora" com seus rostos pintados em uma passeata que as pessoas mostravam seus descontentamentos em relação ao fato pelo impeachment que além de desmoralizar deu um desfecho à malandragem na política. Isso tudo passou tão rápido na cabeça das pessoas, mais eu sei que ainda existem pessoas interessadas que buscam sempre se informar. É apesar de eu ter nascido nesse período entre 1990 e 1992, eu ainda posso ouvir as pessoas gritando com suas caras pintadas "Fora Fora", por isso eu gosto de política por ter nascido entre um movimento Político que marcou a História do povo Brasileiro.

Viva ao Movimento Político,Viva ao Conhecimento!!!